segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Conhecendo um pouco da História de Cambuí-MG


Segundo a tradição, o local onde hoje se situa o município foi via comum de acesso dos bandeirantes que vinham para Minas à procura de ouro e pedras preciosas. Essa mesma rota continuou sendo a preferida pelos viajantes em demanda das cidades, vilas e arraiais já formados as margens dos rios Sapucaí e Verde.

Dos que passavam, alguns permaneciam na região e nela se fixavam, tratando da lavoura e da criação de gado. Em 1813, o capitão Francisco Soares Figueiredo, vindo de Campanha, iniciou um movimento do qual resultou a construção de uma capela, consagrada a Nossa Senhora do Carmo.

Posteriormente, constatou-se que sua localização não era adequada. Com a construção de uma nova capela a três quilômetros da antiga, em local plano e mais espaçoso, formou-se o novo arraial, que é hoje sede do município.

A povoação de Nossa Senhora do Carmo de Cambuí foi elevada a distrito em 1850 e tornou-se vila em 1889, quando passou a ser apenas Cambuí.

Entre suas principais atrações naturais encontram-se a pedra da Onça, ponto culminante da serra da Mata, com quase dois mil metros acima do nível do mar é uma bela vista da região, a cachoeira dos Fonseca e a cachoeira da Usina, com várias quedas formando piscinas naturais numa região coberta por matas com orquídeas e bromélias, parte do complexo da mata Atlântica.

2 comentários:

Rodrigo C. Simões disse...

Meu caro amigo Luciano, é louvável o seu comprometimento com a sua cidade. Tive e tenho a grata felicidade ser um grande amigo seu, e não só amigos como também parceiros e cúmplices hoje e principalmente na época da escola.
A história da sua cidade é muito interessante e vejo que suas intenções para com ela são as mais prosperas possíveis.
De acordo com o seu perfil, integridade, sensibilidade social, confiabilidade e sua inegável bagagem na administração pública te gabaritam a fazer mais pela sua cidade e pelos seus comuns. Continue neste trajeto de luta, muita luta e conseqüentemente muitas vitórias para todos.
Te deseja todo sucesso do mundo o grande amigo que estará sempre te encorajando e se colocando à disposição para um apoio ou uma crítica.
Avante Cambuí, avante Luciano Fonseca...
Rodrigo C. Simões

JESUITO disse...

MUITO BOM O SEU TRABALHO GOSTEI
GOSTARIA DE SABER SE VOÇE TEM ALGUMAS FOTOS DA CIDADE ANTIGA DE CAMBUI OBRIGADO...