sábado, 13 de dezembro de 2008

Os efeitos da atual crise economica no Brasil

Caros leitores, se você está lendo esse artigo, parabéns, você é uma pessoa interessada e inteligente, pois é triste dizer que o brasileiro não se interessa muito por leitura, por isso o Brasil está onde está. Mas não é por esse motivo a que venho escrever e sim para expressar a minha opinião sobre a economia global e falar um pouco sobre a crise que está nos afetando diretamente e você não acreditava pensava que ia ser uma crise como todas as outras que o Brasil não seria afetado que você não ia perder o seu emprego ou que não ia entrar em férias coletivas, pensava que eram só as montadoras que seriam afetadas que o seu emprego não se comprometeria. Você fez financiamentos, você comprou , comprou e pensava "Que crise que nada", mas agora é tarde ela chegou e ao contrário do que dizia nosso Excelentíssimo Presidente da República "-Lá (nos EUA), ela é um Tsunami; aqui, se ela chegar, vai chegar uma marolinha que não da nem pra esquiar".

Pesquisa Datafolha de 07/12/2008 mostra que 76% dos brasileiros afirmam não ter desistido de comprar nenhum bem ou produto devido à crise financeira, mantendo a mesma disposição de gastar nos próximos meses, informa reportagem da Folha de São Paulo.

Segundo a pesquisa, 39% dizem acreditar que a situação econômica do país vai melhorar. Para 58%, o Brasil será pouco afetado pela crise e 10% defendem que o país não sentirá nenhum impacto. Para 71% das pessoas empregadas não há risco de demissão. Só 20% vêem que o país será muito prejudicado.

O Datafolha ouviu 3.486 pessoas, com idade acima de 16 anos, em 180 municípios, entre os dias 25 e 28 de novembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em pesquisa divulgada nesta sexta-feira (5), o Datafolha divulgou que grande parte dos brasileiros disse acreditar que a crise é só uma "marolinha". Sem ser informados sobre o autor da frase, 42% dos brasileiros concordaram, total ou parcialmente, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ontem dia 12/12/2008 - sexta-feira na empresa em que trabalho pertencente ao Grupo Votorantim foram demitidos funcionários que tinham vários anos de casa devido a um corte ordenado dos acionistas majoritários, graças a Deus não fiz parte dessa lista, porém o futuro é incerto não sei como será o dia de amanhã.

Vocês estão acompanhando nos jornais no rádio na TV os cortes que nossas grandes organizações estão fazendo em seu quadro funcional, faz refletir o tamanho da crise, não estamos falando de 10 ou 20 pessoas desempregadas estamos falando de cortes de três mil, quatro mil funcionários de cada vez, agora você está acreditando na crise?

Boa sorte a todos.

 

LUCIANO FONSECA

Nenhum comentário: